Posturas de yoga não são ginástica!

Você já viu aquelas fotos de posturas na internet e sente que nunca poderá praticar Yoga?

A maioria das pessoas se sente assim e isso é normal porque desconhecem o que de fato é a prática de Yoga e acabam definindo o conceito de uma prática tão vasta e completa apenas por uma foto de uma certa postura. Isso é como pegar uma frase fora do contexto e publicar apenas a frase. Olhar para o Yoga apenas com base nos ásanas é subjugar tudo o que a prática tem a oferecer. Ásanas são uma parte importante da prática, mas não são a prática em si.

Quando as pessoas me perguntam se praticar Yoga é difícil eu digo que sim porque Yoga nos leva a fazer grandes questionamentos como: Quem sou EU? O que vim fazer aqui? Qual é o propósito maior de tudo isso? Dessa nossa existência?

A prática nos convida a olhar com verdade para quem somos e onde estamos em nossa jornada. Não é nada fácil olhar dessa maneira para todos os aspectos de nós mesmos e perceber que a mudança que buscamos no mundo precisa começar dentro de nós, em nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações.  Sim, Yoga é “difícil “, mas é “difícil” por conta desses questionamentos e não pelos ásanas em si. Pois para os ásanas temos muitas modificações. Mas esses questionamentos fazem parte da nossa busca humana.

Embora possamos ver nos ásanas a sua beleza, perceber o aumento de flexibilidade do corpo e a melhora da nossa
condição postural com o tempo de prática, o que realmente buscamos é, através deles a mudança na nossa postura
interna, é o entendimento de e quem eu realmente Sou e a comunhão com o TODO.

Entendido isso, vamos reconhecer que os ásanas quando bem trabalhados são capazes de criar uma raiz dentro de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *