Yoga emagrece?

Essa é uma pergunta que escuto com frequência.
Na verdade sei que a pessoa está questionando se a parte física do Yoga, os ásanas, as posturas, proporcionam perda de calorias.
Para a pergunta elaborada dessa maneira, eu diria que não, o yoga não emagrece, pois em nenhuma abordagem dessa milenar tradicão, esse é o intuito. Alíás, está muito longe disso.
Já vi reportagens a esse respeito, infelizmente até mesmo em revistas especializadas em Yoga, mostrando que determinada modalidade de Yoga gasta- se tantas calorias, em outra modalidade outras tantas e assim por diante.
Imagino que isso tenha atraído um público equivocado para os estúdios deYoga
Em relação a pergunta simples: Yoga emagrece? eu respondo que sim, tanto emagrece quanto engorda, depende do que há em desequilíbrio no indivíduo, pois Yoga é equilíbrio, harmonia, equanimidade. Alguns precisando ganhar peso, outros perder.
O desequilíbrio pode estar no aspecto físico, mental ou energético.
Um verdadeiro professor de yoga tem (ou deveria ter), a sensibilidade e conhecimento para identificar qual a maneira de conduzir o aluno para esse fim. Jamais trilhando o caminho do gasto calórico e sim identificando que no aspecto físico, deve-se encontar o equilíbrio através das posturas (ásanas) e exercícios respiratórios (pranayamas), atuando também nas funções endócrinas do corpo.
Para desarmonia mental, onde na tradição do yoga estão contidos 16 aspectos (como intelecto, emoção, inteligência, ego, etc), aplicar a meditação e boa orientação verbal e filosófica durante a aula.
No aspecto energético, a harmonização vem através deste conjunto todo.
Se você está abaixo ou acima do peso, ou mesmo no peso ideal para se sentir bem, o Yoga é para você, o Yoga é para todos, para que diariamente possamos manter a balança da vida nivelada.
Digo isso também por experiência própria. Ao iniciar o Yoga em minha adolescência, eu pesava cerca de 10 quilos a mais do que hoje.E através do Yoga como um todo, hoje sei identificar exatamente o que me levou a estar acima do peso naquela época…
Yoga proporciona o auto-conhecimento para conduzirmos a vida da melhor maneira possível.

Professora Mônica Bergamo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *