O que é o Aero Yoga

É uma modalidade inovadora derivada do tradicional e milenar Hatha Yoga, que nasceu na Índia há mais de 5.000 anos. Sem jamais ter a intenção de desvirtuar os ensinamentos dessa rica filosofia indiana, o Aero Yoga chega aos praticantes atuais, com a proposta de oferecer novas maneiras de explorar os ásanas (posturas) e movimentos corporais.

A origem dessa modalidade não é precisa, mas acredita-se que em 2003 uma professora de Hatha Yoga de Nova York, nos Estados Unidos, após sofrer um acidente de automóvel e ficar com danos na coluna vertebral, o que a impedia de realizar as posturas de Yoga como conhecia, começou a desenvolver esse trabalho de prática dos ásanas com auxílio do tecido acrobático, antes utilizado apenas para atividades circenses.

Observou- se que a ajuda do tecido na realização das posturas, pode tanto dar mais segurança e estabilidade ao praticante, como favorecer o fortalecimento e flexibilidade muscular; além de promover grande descompressão das articulações do nosso corpo e dos discos intervertebrais.

Um dos aspectos mais fascinante do Aero Yoga é a libertação dos medos, inseguranças e limitações, os samskaras, que serão trabalhados e superados paulatinamente a cada aula.

Fiz o curso de especialização em Aero yoga nos estados Unidos em 2013 e me apaixonei pela prática!

Por isso compartilho esse aprendizado ministrando cursos de capacitação e encorajo as alunas das aulas regulares do estúdio para que façam uma aula experimental de aero, para quebrar o tabu de que é uma aula mais “avançada”. Assim percebem o quanto o tecido serve de suporte para nos apoiar e desfrutar plenamente das posturas.

Professora Mônica Bergamo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *