Você já ouviu falar em Adho Mukha Svanásana?

No yoga, é conhecida também como a posição do cachorro olhando para baixo. O nome vem das palavras em sânscrito adhas, que significa “para baixo”, mukha, que significa “cara”, Svana, que significa “cão”, e ásana que significa ‘postura’ ou ‘assento’.

É uma das posturas mais tradicionais que se realizam durante uma sessão de yoga e que nos ajuda a alongar os músculos posteriores das coxas e pernas, das costas e dos braços, além de nos proporcionar uma grande sensação de bem-estar. Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, previne a osteoporose, melhora a digestão, alivia a dor de cabeça, insônia, dor nas costas e fadiga, além de acalmar o cérebro e ajudar a aliviar o stress.

Proporciona também melhor mobilidade dos joelhos, da coluna vertebral e dos quadris, por isso é uma postura essencial dentro de uma rotina de exercícios.

Vamos começar? Apoie-se no chão com os quatro apoios (como uma mesa), com a coluna ereta e em posição neutra. Flexione os dedos dos pés, estenda os joelhos, eleve os quadris, traga suas orelhas para entre os braços e olhe para baixo para as suas coxas. Se possível, desça os calcanhares em direção ao chão. Mantenha essa postura de 5 a 10 respirações antes de descansar sentando-se sobre os calcanhares e flexionando o tronco para frente em balásana, postura da criança.

Ótima maneira para começar seu dia!

Professora Mônica Bergamo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *