Fases da lua e Yoga

Nos dias atuais, as pessoas estão tão urbanas e tecnológicas, que perderam a percepção do sentir e intuir ao conectar-se com a natureza e seus ciclos.

Lembra quando sua avó escolhia a lua crescente ou cheia para cortar o cabelo e não o melhor dia que a agenda de compromissos permitia? Ou as pessoas diziam a hora do dia olhando para a posição do sol? Pois é, essas e muitas outras influências sobre nossas vidas, são baseadas nos movimentos dos astros.

Enquanto o Sol é a representação da nossa mente, a lua rege nossas emoções.

A lua nova é o momento de “plantar a semente” do que você quer iniciar na sua vida, em qualquer aspecto, seja pessoal ou profissional.É o período em que a lua favorece a criatividade e novas idéias, mas elas ainda devem ficar no campo da idealização e não da ação!Com isso, a prática do yoga é mais suave e fluída.Não são aprendidas novas posturas e nem é o momento de se desafiar em ásanas novos.

Então com a chegada da lua crescente, vem o potencial para crescer!Colocar em prática a idéia que foi semeada anteriormente.

Profissionalmente, a reunião que foi agendada na lua nova, deve agora ser feita, assim como a entrevista de emprego que estava marcada ou a abertura do novo estabelecimento ganha potencial se feito nessa lua. Na vida pessoal, o relacionamento pode ser nutrido, a viagem planejada pode ser feita.

Na aula de yoga, a disposição física favorece a execução de posturas mais desafiadoras e intensas.

Lua cheia…essa que tanto nos fascina!É o momento em que as emoções encontram o auge, mas cuidado!Estarão a flor da pele, as características que cada pessoa já tem; quem tem tendências depressivas, terão elas evidenciadas; quem tem perfil meditativo, terá maior facilidade e prazer ao meditar. Ansiedade, amor, alegria, ciúme, enfim, qualquer que seja seu perfil emocional, estará com mais ênfase nessa lua.

Se conectando com a lua cheia, a aula de yoga deve respeitar o perfil de cada aluno e assim possibilitar que haja equilíbrio total das energias que se movimentam em nosso corpo prânico, energético.

Na fase final do ciclo lunar, o quarto minguante, é o momento da limpeza do corpo e mente, favorável ao recolhimento e observação. Nos pilares do yoga, é a oportunidade para Aparigraha e Swadhyaya-desapego e auto-estudo.É a oportunidade de abrir espaço no campo de emoções e hábitos que nos bloqueiam e impedem o crescimento.Ténicas de purificação são bem vindas, como kriyas, pranayamas e meditações específicas nesse sentido.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *