Yoga na gestação

 

O yoga praticado durante a gestação tem sido cada vez mais procurado, devido aos benefícios trazidos para as mães e os bebês.

Durante essa fase da vida da mulher, há muitas mudanças acontecendo física e emocionalmente.

O yoga atua de maneira a amenizar e até evitar os possíveis desconfortos físicos sentidos pela mãe, além de proporcionar grande controle emocional.

É muito importante ressaltar que durante a gestação os asanas e pranayamas (posturas e respirações) devem ser adaptados, não apenas diferenciando de uma aula para quem não está gestante, como também para cada aluna, dependendo do período de gestação.

No primeiro trimestre, a prática pode ser iniciada ou dada a continuidade para quem já fazia Yoga antes de engravidar, desde que com o consentimento do médico que está acompanhando o pré- natal, porém, será uma aula bem mais suave, respeitando esse momento em que o corpo recebe uma “avalanche” de novos hormônios e transformações preparando a mulher para gerar a nova vida.

É uma fase em que a maioria das grávidas sentem- se mais sonolentas e com necessidade de recolhimento.

No segundo trimestre da gestação, as aulas já podem ser um pouco mais diversificadas, porém os asanas e pranayamas não serão, de maneira alguma, praticados como os realizados por não gestantes.

Trabalham- se muitas posturas visando o fortalecimento de base, como pernas e assoalho pélvico, para suportar o aumento do peso do bebê.

O uso de acessórios torna-se muito útil para trazer mais conforto para a realização das posturas; nessa fase usamos a ajuda bolas terapêuticas, almofadas,blocos de EVA e o mais inovador dos recursos: tecido preso ao teto (Aero Yoga), enfim, tudo o que possa tornar esses momentos facilitadores e  enriquecedores para a mãe e consequentemente para o bebê.

No terceiro trimestre, já na reta final para o nascimento, as aulas recebem uma ênfase em movimentos mais fluídos, combinando asanas e pranayamas (vinyasa), para a melhora da circulação sanguínea.

Com o aumento do peso corporal e o volume da barriga, as mulheres tendem a ficar com menos mobilidade, a idéia é amenizar esses desconfortos, criando mais “espaços internos” para o bebê, fazendo asanas (posturas) que alonguem os membros superiores, abram as costelas e ajudem a evitar prisão de ventre, inchaços, retenção de líquidos,etc.

Durante toda a gestação realizamos fortalecimento de períneo, visando evitar aparecimento de hemorróidas, incontinência urinária e frouxidão muscular dessa região que fica tão sobrecarregada na gestação.

Nas semanas que antecedem o parto, realizamos um trabalho diferenciado, em que a aluna aprende a direcionar as respirações e movimentos que irão auxiliar o trabalho de parto.

Acima de tudo, as aulas de Yoga para gestantes trazem grande bem estar físico e emocional para as mulheres, possibilitam que, nos dias de hoje, com tanta pressa e informação, a mãe possa se reconectar consigo mesma, sentir-se grávida e realmente acompanhar cada momento da gestação, pois os nove meses passarão muito rápido se a mulher não tiver essa oportunidade que o Yoga traz, de estar “presente” para si e para seu filho (a).

 

One thought on “Yoga na gestação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *