Como o yoga ajuda a prevenir o suicídio

A maioria de nós testemunha histórias de suicídio em filmes ou programas de TV, mas muitos não têm consciência de como esse problema é real. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo (referência no rodapé). Esse índice é muito alarmante, principalmente porque suicídio não é brincadeira. Quando as pessoas cometem suicídio, não é apenas a sua vida que acaba sendo afetada, mas a de seus familiares e amigos será prejudicada para sempre. Existem muitos motivos que podem levar ao suicídio; no entanto, a causa mais comum é a depressão.
A depressão também é outro problema que assola milhões de pessoas e pode afetar qualquer um, independentemente da idade. Todos são suscetíveis a desenvolver depressão clínica, mas qualquer indivíduo que tenha essa doença tem em suas mãos a possibilidade de se recuperar. Muitos têm medo de procurar ajuda médica porque não querem tomar os medicamentos devido aos efeitos colaterais.
Existem tratamentos alternativos para a depressão, e um exemplo desses é o Yoga. Ao praticar yoga, pode-se reduzir significativamente os sentimentos de inutilidade, inadequação e outros pensamentos negativos que geralmente podem levar ao desenvolvimento de depressão. Uma vez que esta é reduzida, as chances de autolesão também diminuirão.

Como o Yoga pode ajudar
A depressão pode estar vinculada a fatores químicos. Sempre que alguém está feliz, o organismo libera uma grande quantidade de endorfinas em seu corpo; em contrapartida, alguém deprimido pode ter um nível baixo de endorfina. O yoga, através de posturas corporais, exercícios respiratórios e meditação, pode ajudar a reduzir a depressão, fornecendo ao corpo mais endorfinas, além de outros hormônios fundamentais. Uma vez que a regulação hormonal é estabelecida, o nível de endorfina do corpo aumenta, os pensamentos e emoções negativas diminuem.

Muitas pessoas têm a falsa noção de que yoga é apenas alongamento e execução de posturas. Essas posturas, chamadas ásanas, geram estímulos nas diferentes glândulas e órgãos do corpo, ajudando a aumentar a produção de substâncias químicas que podem fazer a pessoa se sentir melhor. As posturas recomendadas para quem deseja tratar a depressão são focadas em invertidas (pernas elevadas acima do nível da cabeça), a sequência chamada “saudação ao sol” e posturas restaurativas.

A  saudação ao sol, dinamiza a energia pelo corpo todo, aquece as articulações, alonga os músculos e massageia os órgãos internos do abdômen e assim os praticante se sentirá mais desperto e disposto.

A meditação é também uma grande ferramenta do yoga. Embora possa parecer que o meditador está simplesmente sentado e inativo, essa é uma técnica que não deve ser subestimada. Muitos especialistas acreditam que a meditação pode ser usada como uma prática eficiente contra a depressão. Quando uma pessoa está praticando yoga, ela é capaz de se aquietar e remover todos os pensamentos e idéias negativas que têm atormentado sua mente; também pode ajudar a pessoa a se concentrar no presente.  A maioria dos que cometem suicídio o faz por medo do passado e do futuro. A meditação pode ajudar a eliminar esses medos e assim passar a apreciar a vida no agora, no momento presente.

Se você está se perguntando quais são exatamente os benefícios da yoga, aqui estão mais alguns motivos que podem ajudá-lo a se decidir.

* Yoga online tem valor bem acessível em comparação com outros tratamentos para a depressão.

*Facilidade em poder praticar em casa ou em qualquer outro local, com total liberdade de horário.

* Yoga não tem efeito colateral. Existem alguns antidepressivos que podem causar ataques de pânico e agravamento da condição.

*Existem inúmeros estudos que podem comprovar a eficiência do yoga no que diz respeito ao tratamento da depressão. Um deles foi uma pesquisa conduzida por estudantes da Universidade Deakin em Melbourne- Austrália, que mostrou que a prática de yoga pode ajudar muito a prevenir o desenvolvimento e a recorrência da depressão, além de facilitar os indivíduos a terem menos pensamentos suicidas.

Aviso!
Embora o yoga tenha muitos benefícios, é preciso lembrar que essa disciplina pode não funcionar para todos. Aqueles que sofrem de depressão severa são desencorajados a usar o yoga como seu único tratamento para a depressão.

Praticar yoga requer motivação, algo que a maioria das pessoas com depressão não tem.

 

OMS: https://nacoesunidas.org/oms-pede-aumento-macico-nos-investimentos-em-saude-mental/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *